Cisto sinovial

Os cistos sinoviais são abaulamentos que aparecem na parte da frente ou nas costas do punho. Eles assemelham-se a um balão e são preenchidos por uma substância gelatinosa.

O cisto sinovial pode surgir profundamente, a partir da cápsula da articulação do punho ou mais superficialmente, a partir de uma capa que reveste os tendões. Existem algumas teorias para sua causa, mas nenhuma delas é completamente aceita, de modo que a causa real do surgimento do cisto sinovial ainda é desconhecida.

Estes cistos ocorrem em pacientes de todas as idades e podem surgir em ambos os lados ou mesmo em mais de um local no mesmo punho. É bastante comum que esses cistos mudem de tamanho ou até mesmo desapareçam completamente, e eles podem ou não ser dolorosos.

Apesar do nome, não têm nada a ver com outros cistos, como o de mama ou ovário por exemplo. Eles normalmente são ovais ou redondos e podem ser suaves ou mais firmes. O diagnóstico normalmente é feito somente com o exame clínico, mas radiografias ou ultrassonografias podem ser solicitadas, bem como a ressonância magnética.

O tratamento muitas vezes é apenas clínico, que pode ser apenas a observação, associada ou não ao uso de órtese, medicações, fisioterapia ou aspiração com ou sem infiltração.

O tratamento cirúrgico, consiste na remoção do cisto tanto por via aberta, através de uma pequena incisão, quanto pela via artroscópica (para cistos articulares). Os resultados para ambas as técnicas são muito bons, mas ainda há a possibilidade de recidiva, mesmo quando o procedimento foi adequadamente realizado.

Apresentação clínica de um cisto no dorso do punho

Cisto volar do punho

Aspecto do cisto sendo retirado em cirurgia