Doença de Dupuytren

A Doença de Dupuytren é causada por uma alteração em um tecido da mão chamado fáscia palmar e sua apresentação mais típica é a formação de um cordão que atrapalha a mão de abrir completamente.

A pessoa com esse problema primeiramente nota o surgimento de nódulos na palma da mão que podem ou não gerar algum incômodo. Após algum tempo, há a formação de cordões, na direção dos dedos, que são característicos da doença. Apesar do que parece, os cordões não têm nada a ver com os tendões flexores que são as estruturas que efetivamente fecham os dedos.

Uma vez formado, o cordão pode levar à flexão progressiva do dedo acometido, impedindo que a pessoa abra esse dedo.

A doença geralmente acomete homens acima dos 40 anos e os dedos mais afetados são o anular e o mínimo. Sua causa ainda não está completamente esclarecida, porém sabe-se que há um componente genético familiar, e pode estar associada a diabetes, uso de álcool e tabaco ou de medicações para epilepsia.

A flexão progressiva dos dedos geralmente é indolor, mas aos poucos a função da mão vai sendo comprometida. Atividades simples como lavar o rosto, colocar a mão no bolso ou cumprimentar alguém tornam-se cada vez mais difíceis e infecções de pele podem ocorrer, pela dificuldade de se enxugar e limpar completamente os dedos envolvidos.

O tratamento para esta doença pode ser apenas a observação, nos casos mais brandos; para os casos mais graves, como quando o paciente não consegue mais espalmar a mão numa mesa, pode haver necessidade de cirurgia.