Dedo em Gatilho

O dedo em gatilho é um problema caracterizado por dores e ressalto ao movimento de abrir e fechar de um ou mais dedos. É um problema bastante comum e que acomete mais frequentemente mulheres de meia idade.

Os tendões flexores são as "cordas" que fazem os dedos fecharem. Estes tendões deslizam por dentro de túneis (polias) nos dedos; quando este túnel fica mais apertado ou quando os tendões aumentam de volume, pode acontecer o dedo em gatilho.

Nesta situação o tendão passa com dificuldade por dentro do túnel, causando dor e podendo causar ressaltos durante a movimentação do dedo. Esse processo de estenose e atrito produz inflamação local e aumento do edema, levando a manutenção ou piora do quadro. Às vezes, o dedo chega a ficar preso ou bloqueado, aberto ou fechado.

Os dedos mais acometidos são o anular e o polegar, seguidos pelo dedo médio. O tratamento para o dedo em gatilho é geralmente bastante eficaz e pode começar com imobilização, reabilitação, medicações por via oral ou injeções. Na falha do tratamento clinico está indicado o tratamento cirúrgico.

O objetivo da cirurgia é abrir a polia A1, localizada na base do dedo, para que o tendão possa deslizar com mais liberdade. Geralmente o pós operatório é bastante tranqüilo, mas alguns pacientes podem sentir desconforto, sensibilidade ou inchaço sobre a área da cirurgia.

Em destaque, observa-se o tendão obstruído em sua passagem pelo túnel

Representação esquemática das polias flexoras dos dedos

Dedo apresentando ressalto ao movimento