Síndrome do Túnel do Carpo

​A síndrome do túnel do carpo (STC) é uma doença bastante comum que é provocada pelo aumento da pressão sobre um nervo (mediano) no punho e caracterizada por dormência, formigamento e dor no braço, mão e dedos.

Há um espaço estreito no punho chamado túnel do carpo onde o nervo mediano e nove tendões flexores passam do antebraço para a mão. Quando há aumento do volume no conteúdo no túnel do carpo, como pelo inchaço dos tendões,  o nervo fica comprimido, e a doença se inicia.

Os sintomas mais comuns da síndrome do túnel do carpo são: dor, dormência, formigamento, ou uma combinação dos três e geralmente são sentidos durante a noite, mas também podem ser notados durante as atividades manuais diárias.

Em casos graves, a sensibilidade pode ficar comprometida de forma contínua e músculos da mão podem permanecer atrofiados, levando a dificuldade com o movimento de pinça do polegar.

Os sintomas podem ser aliviados sem a necessidade de cirurgia em muitos casos. O uso de órtese noturna pode ser benéfico, bem como o tratamento com terapia da mão ou fisioterapia, medicações de uso oral e infiltrações. ​Quando os sintomas são severos ou não melhoraram com outros métodos, o tratamento cirúrgico pode ser necessário para abrir espaço para o nervo mediano.

A parte de cima do túnel do carpo é composta por um ligamento espesso e a cirurgia consiste em seccionar este ligamento, abrindo então espaço para o nervo e os tendões que estão próximos. Diversas técnicas foram desenvolvidas mas todas têm basicamente este mesmo propósito.

O pós operatório geralmente é tranquilo, mas nos casos mais graves, parte dos sintomas e a atrofia da mão podem persistir após o tratamento cirúrgico.

Imagem ilustrativa do túnel do carpo

Dedos normalmente acometido pelos sintomas

Exemplo de atrofia tentar que pode acontecer